terça-feira, 24 de março de 2009

URBANIZAÇÃO

1) O que é cidade?

Segundo a ONU considera-se cidade todo aglomerado com mais de 20 mil habitantes. Porém, em alguns países esse número é menor, como na Espanha-10 mil e na França-2 mil. No Brasil, toda sede de município é conside-rada cidade, independente de sua população.

• Qual a diferença entre cidade e município?

Observação: Existem muitos estudiosos que afirmam ser impossível definir o que é cidade.

2) Sítio Urbano: Onde a cidade foi construída. Pode ser em uma planície, planalto, vale, área litorânea e ou-tros.

3) Cidade Espontânea: aglomerado Urbano que surge naturalmente de pequenos núcleos de povoamento. A maioria das cidades brasileiras.

4) Cidades planejadas: São construídas seguindo projetos previamente concebidos com certa ordenação inter-na e distribuição racional das atividades no espaço por setores (Setor Militar, Setor de Indústria, Setor Hoteleiro etc.).. Ex: BH, Goiânia, Teresina, Aracaju, Brasília e outras.

Hoje as cidades costumam desenvolver várias atividades (comércio, bancos, escolas, mercado financei-ro, etc.), mas algumas são conhecidas por característica principal - função Urbana
Existem cidades religiosas, industriais, administrativas, militares, turísticas, comerciais, universitárias.

• Barbacena possui qual função urbana?

As cidades nos países desenvolvidos.

A revolução industrial foi a grande responsável pelo início da urbanização nos países desenvolvidos e em escala mundial.Houve um grande deslocamento de trabalhadores do campo para a cidade, o que fez aumentar a população urbana e surgir a classe operária(proletariado urbano). Alguns fatores contribuíram para este proces-so:
• A atração exercida pelas cidades (indústrias, emprego, melhores salários, condições de educação e saú-de).
• Mecanização agrícola.
Nos países desenvolvidos a indústria e as atividades terciárias absorveram a Mao de obra vinda do campo, tornando o processo de urbanização mais equilibrado e sem problemas de subemprego e submoradia. Essas cidades cresceram com um planejamento adequado. Eles têm altas taxas de urbanização. Percebe-se que nesses países a população urbana cresce cada vez menos, pois já está estabilizada.

As cidades nos países subdesenvolvidos.

A industrialização e os inúmeros problemas enfrentados pela sua população rural – concentração de ter-ras, desemprego e falta de política adequada – levaram ao grande e rápido crescimento de sua população urba-na. O processo de urbanização dos países subdesenvolvidos começou apenas após a segunda Guerra Mundial e não foi uniforme. Alguns desses países industrializaram-se; outros permanecem predominantemente agrários e com uma população rural bastante expressiva.
As cidades subdesenvolvidas apresentam inúmeros problemas como transito caótico, péssimos e poucos meios de transportes públicos, mendicância e violência. Também possuem periferias mal cuidadas – sem água encanada, pavimentação, luz e transporte. Nessas cidades os setores, secundário e terciário, não são suficiente-mente fortes para oferecer emprego a todos. É grande a proporção das atividades informais (subemprego), co-mo as de vendedores ambulantes, lavadores e guardadores de carros, camelôs, etc. falta de moradia ou seu ele-vado preço faz surgir favelas, cortiços e moradores de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário