segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resolução dos exercícios propostos. 1 ano

Exercícios pág. 115

6) O que é inversão térmica? Por que esses fenômeno agrava o problema da poluição em áreas urbanas?

É uma fenômeno natural que ocorre geralmente nas primeiras horas da manhã. Consite na inversão das camadas na atmosfera: o ar frio fica abaixo e o ar quente, acima. Ao ocorrer em centros urbanos, impedindo s circulação atmosférica vertical, dificulta a dispersão do ar frio carregado de poluentes que está relativamente próximo do solo, agravando o problema da poluição.

7) Defina Ilha de calor e efeito estufa.

Ilha de calor ou ilha urbana de calor: é um fenõmeno típico das grandes metrópoles, devido ao elevado índice de edificações e de impermeabilização do solo, particularmente nas zonas centrais, o que causa maior irradiação de calor, que eleva a temperaturas. OU seja ela é local.

Efeito estufa: é um fenômeno natural, porém, ao que tudo indica, é causado pela elevação do índice de alguns gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, e o metano, que têm a propriedade de absorver calor, provocando a elevação das temperaturas médias do planeta.
http://www6.cptec.inpe.br/~grupoweb/Educacional/MACA_MAG/

Este link do INPE ajudará vc entender melhor o que é e quais são as consequências do efeito estufa.

8) Qual a consequência provável da intensificação do efeito estufa?

A principal consequência é a mudança dos climas de diversas regiões, em função das alterações provocadas na circulação atmosférica. As previsões climáticas apontam catastrofes naturais como: derretimento das calotas de gelo e maior dilatação das águas, levando a uma elevação do nível dos oceanos, o que ausaria grandes danos às cidades litorâneas.

Para entender melhor e de uma forma hilária, veja o vídeo e não esqueça de comentar.



9) Explique o que é chuva ácida e quais são as suas consequências.

Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido à uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6. Ela adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.
Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Desta poluição um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida.
A queima de carvão e de combustíveis fósseis e os poluentes industriais lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases combinam-se com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água. O resultado são as chuvas ácidas. As águas da chuva, assim como a geada, neve e neblina, ficam carregadas de ácido sulfúrico ou ácido nítrico. Ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.( http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/chuva/formacao.htm )




Formação florestal sem folhas, consequência
da chuva ácida. São chamadas de paliteiros.


Um comentário:

  1. Pooxa, vc está de parabéns Lílian!
    encontrei tudo que precisava....
    não deixe de visitar meu blog também..
    www.baxatudinho.blogspot.com

    ResponderExcluir